Seu aluno conectado com as competências e os desafios da EDUCAÇÃO 4.0.

Nosso Programa é baseado em projetos multidisciplinares, de acordo com a metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Cultura Maker e Educação 4.0

Como promover a inovação e os conceitos da Educação 4.0 nas escolas?

Criando ambientes inovadores propícios para o desenvolvimento de projetos que aproximem os alunos dessa nova realidade, espaços onde aprendam fazendo e testando infinitas possibilidades. Neste processo, a escola precisa incentivar uma cultura voltada para a inovação, a invenção, a resolução de problemas, a programação, a colaboração e a cultura maker.

Cultura Maker

Princípio que estimula o potencial criativo durante as aulas, através da construção do conhecimento apoiado na essência do fazer antes e refletir depois, do aprender fazendo.

Educação 4.0

Desenvolvimento da linguagem computacional na internet das coisas, na inteligência artificial, nos robôs e em outras tecnologias, dando ênfase nas habilidades digitais e no empreendedorismo na escola.

Metodologia STEAM

Projetos interdisciplinares que utilizam conhecimentos de diversas disciplinas, como: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para um objetivo comum.

Robótica Educacional

A robótica, como solução maker, estimula o aprendizado investigativo e a busca de soluções. Trabalha conteúdos de diversas disciplinas, através da criação, da construção, ou da modificação de protótipos com suas próprias mãos. Além de desenvolver importantes habilidades e competências, como: o pensamento crítico, a criatividade, a empatia, a colaboração, a autonomia, a resolução criativa de problemas do cotidiano. Permite aos alunos trabalharem, na prática, com os kits tecnológicos.

Linguagem de Programação

Scratch 3.0

O Scratch é um ambiente de programação que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem para o desenvolvimento de histórias interativas, jogos, animações e programação com protótipos de robótica. Esta linguagem de programação desenvolve habilidades, como: a resolução de problemas, o raciocínio lógico, a relação entre causa e consequência, o raciocínio matemático, a linguística, etc.

Participação em Torneios de Robótica

Torneios são competições que reúnem construtores de robôs que são desafiados a mostrar o quanto são capazes de cumprir da melhor forma um determinado objetivo ou missão.
A Equipe Pedagógica da Edutec está à disposição da escola para formar e orientar as equipes que quiserem participar dos principais torneios de robótica do país.

Principais Torneios

TBR

Torneio Brasil de Robótica

FLL

FIRST LEGO® LEAGUE

OBR

Olímpiada Brasileira de Robótica

Material de Informática Educacional

Associa a tecnologia, o pensamento computacional, os conhecimentos da web e os múltiplos saberes na ampliação do processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas, através de games pedagógicos, de ferramentas de informática e da realidade aumentada.

Realidade Aumentada

Reproduzir vídeo

Material Impresso

Games Pedagógicos

Portal Escolar Maker

Assessoria da Equipe Pedagógica das Escolas: Formação e Capacitação

Ambientalização: Personalização & Contextualização

Tornar o ambiente atrativo e inovador é um passo relevante para comunicar e motivar as equipes. Nos espaços onde acontecerão as aulas será utilizada a técnica de adesivação e/ou banners de lona.